Menu


CCV - Comunidade Corpo Vivo

Acolhendo as famílias

Pastoreio efetivo - Parte 5

16 NOV 2015
16 de Novembro de 2015

 1.     EXPOSIÇÃO (20 minutos)

Esforça-te para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidados a atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra. Quando o feno for retirado, surgirem novos brotos e o capim das colinas for colhido, os cordeiros lhe fornecerão roupa, e os bodes lhe renderão o preço de um campo. Haverá fartura de leite de cabra para alimentar você e sua família, e para sustentar as suas servas. (Provérbios 27.23-27).

Relembremos o que vimos até aqui sobre as cinco recomendações de Provérbios 27.23-27 para um pastoreio efetivo:

Esforço para saber bem como estão as ovelhas. Este esforço é necessário porque nem sempre as ovelhas (as pessoas) revelam de fato o que está acontecendo com elas. Cuidado e atenção ao rebanho, que implica em preocupação com a restauração de cada um individualmente.  Assim como as ovelhas, as pessoas precisam de cuidados, que só é possível quando há “auto entrega” de acordo com João 10:11 e II Coríntios 12:15. O cuidado pastoral garante a multiplicação do rebanho, o pastoreio efetivo não só garante a subsistência das ovelhas, a sua manutenção e conservação, ele também garante a sua multiplicação. Quando ocorre o pastoreio efetivo as ovelhas enfermas são curadas e restauradas, assim, elas vão gerar outras ovelhas curadas e restauradas. Removendo a palha seca e provendo o melhor alimento. Vimos também que os dons de Discernimento de Espíritos, De Curar, Palavra de Sabedoria e de Ajuda (Socorro) podem ser extremamente úteis no pastoreio efetivo.

A quinta e última, na verdade, não é uma recomendação, mas, uma promessa extraordinária!  

“...os cordeiros lhe fornecerão roupa, e os bodes lhe renderão o preço de um campo. Haverá fartura de leite de cabra para alimentar você e sua família, e para sustentar as suas servas. ”

 De acordo com Provérbios, quem cuida bem das ovelhas, a ponto de multiplicar o seu rebanho, receberá desse cuidado o seu sustento, pois ele nada mais será que uma recompensa justa pelo seu árduo trabalho.

Nesse ponto é necessário evitar a tentação de acreditar que o trabalho pastoral deve ser levado adiante com a expectativa de retribuição financeira ou material. NÃO!!! Vejamos a advertência do Apóstolo Pedro:

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto. ” 1 Pedro 5:2

 

2.     APLICANDO OS DONS ESPIRITUAIS (5 minutos)

Outro dom que também pode ser aplicado no pastoreio efetivo é o DOM DE MISERICÓRDIA descrito em Romanos 12:8. É a capacidade de empatia profunda pela qual ocorre a expressão da compaixão por aqueles que se encontram em situações difíceis, ainda que tenham falhado gravemente.

 

3.     PERGUNTAS PARA REFLEXÃO EM GRUPO (10 minutos)

·       Que aspecto mais chamou a sua atenção do estudo?

·  Em que situações concretas podem ser aplicadas o DOM DE MISERICÓRDIA?

 4. INDICADORES DE DISCIPULADO (5 minutos)

Lembre e revise os 6 indicadores de discipulado: A sós com o Mestre Jesus; Viva na Palavra; Ore com Fé; Comunhão com a igreja; Testemunhe para o mundo; Ministre aos outros.

Voltar

© Copyright - Todos os direitos reservados.

Corpo Vivo

Comunidade