Menu



Está complicado? Deus descomplica!

18 MAR 2017
18 de Março de 2017
1. EXPOSIÇÃO (20 minutos)

"Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim? – Jeremias 32.27

Como já estamos cansados de saber, vivemos no Brasil uma crise política, econômica e ética! Com o uso da palavra “crise” vieram também expressões como “ESTÁ DIFÍCIL”, “ESTÁ COMPLICADO”.
Vamos fazer um exercício de imaginação: E se toda essa crise fosse ainda mais agravada por uma iminente invasão de uma nação? E se, ainda, para piorar, você estivesse preso? Nesta situação, se alguém lhe oferecesse a oportunidade de comprar um terreno, o que você faria?

Jeremias também está prestes a enfrentar uma crise muito séria: Corrupção total do povo aos líderes, incluindo sacerdotes e profetas –  Jeremias 32: 32; Cerco da cidade pelo exército de Nabucodonosor, rei da Babilônia o que levaria a cidade a sofrer uma tríplice crise (falta de comida, violência causada pela guerra e doenças) - Jeremias 32: 24; A cidade e as casas serão queimadas – 32: 29; Jeremias está preso por ordem de seu rei Zedequias – 32:1-5.

No meio desse terrível contexto, Deus anuncia que seu primo Hanameel virá ao seu encontro lhe oferecendo uma propriedade – Jeremias 32:7; O encontro ocorre em Jeremias aonde ele compra a propriedade do seu primo seguindo o rito da época –  32:9-14; Deus ordena pela boca de Jeremias que a escritura seja enterrada em um vaso e explica o propósito “Casas, campos e vinhas tornarão a ser comprados nesta terra” – 32:15. Jeremias, mesmo obedecendo, questiona a ordem de Deus – Jeremias 32: 25; Deus devolve o questionamento feito por ele no verso 27 “Eu sou o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim? ”

Nos versículos 36 a 42 Deus revela o futuro da cidade e diz que serão novamente reunidos e plantados na terra – v. 37 e 41; Que voltarão a ter a atenção prioritária de Deus – 38; Passarão a temer ao Senhor todos os dias – v. 39 e 40 e que eles prosperarão materialmente – v. 42-44

Assim, Deus prova para Jeremias que se está complicado, Ele descomplica!!!


2. APLICANDO OS DONS ESPIRITUAIS (5 minutos)

Em Romanos 12: 8 encontramos o DOM DE EXORTAR ou ENCORAJAR. Este dom é evidente naqueles que consistentemente encorajam outras pessoas a prestar atenção e seguir a verdade de Deus. Isso pode envolver correção ou edificar outras pessoas através do reforço da fé fraca ou do conforto durante tribulações. Sendo assim, podemos aplica-lo a esse tema confortando e encorajando aqueles que de alguma forma estão sofrendo com a crise.


3. REFLEXÃO EM GRUPO (10 minutos)

Nos últimos trinta dias você alguma oportunidade de ajudar alguém que tenha sido vitimado pela crise?


4. INDICADORES DE DISCIPULADO (5 minutos)

Líder, revise com os participantes da célula os 6 indicadores de discipulado: 

1) A sós com o Mestre; 
2) Viva na Palavra; 
3) Ore com fé; 
4) Comunhão com a igreja; 
5) Testemunhe para o mundo; 
6) Ministre aos outros.

Bispos  Antonio & Tally

Voltar

© Copyright - Todos os direitos reservados.

Corpo Vivo

Comunidade