Menu


Derrotando SAFE, vencendo os bloqueios – Parte 1

17 JAN 2017
17 de Janeiro de 2017
1. EXPOSIÇÃO (20 minutos)
 
“Houve depois outra batalha contra os filisteus, em Gobe. Naquela ocasião Sibecai, de Husate, matou Safe, um dos descendentes de Rafa” II Samuel 21:18

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 
Romanos 6:4

Em termos espirituais, sempre que pensamos em um gigante a ser derrotado, pensamos logo no personagem “Golias” e tudo aquilo que espiritualmente ele possa representar. Mas, neste estudo, vamos refletir sobre um gigante menos conhecido: SAFE, cujo significado literal é UMBRAL, ponto de partida.

Assim como Golias, é possível pensar em muitas aplicações e representações de SAFE, mas, pensando no sentido literal do nome, em termos espirituais SAFE pode ser visto como aquele que coloca-se à porta e, de um lado, não deixa você passar, avançar para níveis mais elevados de conquista, de outro lado, tenta impedir as bênçãos de Deus chegar até você, de maneira que sua vida pode ficar bloqueada. 

Ou seja, Deus está sempre fazendo algo novo, mas provavelmente haverá sempre um gigante nesta hora para impedir sua passagem pela porta da novidade de Deus. 
SAFE representa os bloqueios emocionais que podem se manifestar na forma de “síndrome do coitadinho”, dificuldade de planejar as coisas com antecedência, falta de coragem e motivação que impedem seu crescimento nos relacionamentos, carreira profissional, ministério, etc.

SAFE pode ainda representar os bloqueios financeiros na forma de dívidas impagáveis que dificultam o alcance da prosperidade material, ou ainda, bloqueios espirituais como religiosidade, legalismo e farisaísmo que impedem você de viver em novidade de vida.

"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." Romanos 7:6 

SAFE também pode representar bloqueios expressos na forma de limitações físicas, por exemplo, espaço insuficiente e inadequado, ou pouca disposição física para fazer as coisas. 

SAFE ainda pode representar os bloqueios na forma de pecados que podem atrapalhar sua caminhada com Deus.

"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta." Hebreus 12:1

SAFE pode ser a tradução de bloqueios na forma de hábitos e vícios que ainda o escravizam bloqueando seu avanço e progresso, ou simplesmente aquelas distrações que o conduzem passo a passo pra longe de Deus.

Continua….

2. REFLEXÃO EM GRUPO (10 minutos)

Qual é o seu SAFE ou seu maior bloqueio? O que você tem feito concretamente para vencer isso?

3. INDICADORES DE DISCIPULADO (5 minutos)

Líder, revise com os participantes da célula os 6 indicadores de discipulado: 

 1) A sós com o Mestre; 
 2) Viva na Palavra; 
 3) Ore com fé; 
 4) Comunhão com a igreja; 
 5) Testemunhe para o mundo; 
 6) Ministre aos outros.

Bispos  Antonio & Tally
Voltar

© Copyright - Todos os direitos reservados.

Corpo Vivo

Comunidade