Menu


CCV - Comunidade Corpo Vivo

Acolhendo as famílias

Nosso amor por Jesus - Parte 2

15 SET 2016
15 de Setembro de 2016
1. EXPOSIÇÃO (20 minutos)


A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível. Efésios 6.24 (NVI)

Vimos no estudo anterior que Paulo sempre encerra suas cartas com uma saudação desejando que a graça seja com a igreja. Aprendemos que se trata de uma saudação bem comum e usual. Mas, em sua saudação aos Efésios, ele acrescenta duas expressões importantes: “Os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo. ” e  “Com amor incorruptível. ”

As razões de Paulo fazer isso são de um lado, o fato dele considerar o amor do discípulo por Jesus tão importante ao ponto de declarar em 1 Coríntios 16.22 que: “Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado.” E também porque queria alertar sobre a necessidade desse amor ser “incorruptível” (tradução da Versão Internacional da Bíblia – NVI) e não depreciado, alterado, degenerado, esfriado, superficial ou decomposto. 

Conforme o estudo anterior, o próprio Jesus profetizou o esfriamento do amor em Mateus 24.12: “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará...” e João menciona em Apocalipse 2.4 o fato que alguns dos discípulos de Cristo já haviam abandonado seu amor por Ele: Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. 

Mas, afinal, porque nós como discípulos do “nosso Senhor Jesus Cristo” podemos ver nosso amor por ele se degenerar, se corromper? Há no mínimo três causas para isso:

A primeira é dada pelo próprio contexto da carta aos Efésios: a prática do que a bíblia chama de “obras infrutíferas das trevas” que leva o cristão a imitar o padrão do mundo mencionadas em Efésios 5.1-13: (imoralidade sexual, impureza, cobiça, obscenidade, conversas tolas, gracejos imorais, ganancia, idolatria, desobediência).

A segunda causa é a tentativa de dividir o amor a Jesus com mais alguém ou mais alguma coisa: "Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Lucas 16:13 

A terceira causa diz respeito a uma vida de superficialidade na Palavra de Deus e a desobediência a ela: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. João 14:15. (Ver ainda 1 João 5:3). 

2. APLICANDO OS DONS ESPIRITUAIS (5 minutos)

Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 1 Coríntios12:31 e 13.1.

3. REFLEXÃO EM GRUPO (10 minutos)

Que outra causa você mencionaria que poderia colocar em risco nosso amor por Jesus?

4. INDICADORES DE DISCIPULADO (5 minutos)

Revise com os participantes da célula os 6 indicadores de discipulado: 

1) A sós com o Mestre; 
2) Viva na Palavra; 
3) Ore com fé; 
4) Comunhão com a igreja; 
5) Testemunhe para o mundo; 
6) Ministre aos outros.

Bispos  Antonio & Tally


Voltar

© Copyright - Todos os direitos reservados.

Corpo Vivo

Comunidade