Menu


Nossa olímpiada continua

22 AGO 2016
22 de Agosto de 2016
1. EXPOSIÇÃO (20 minutos)

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.I TM 4.7

Dependendo de quando você receber este estudo na sua célula, o fim das olimpíadas do Rio pode haver terminado há dias ou até semanas, mas, a nossa olimpíada, sim, é isso mesmo, a olímpiada do cristão continua!

A essa altura você já sabe que a data mais aceita para o início dos Jogos Olímpicos antigos é 776 A.C, portanto, tanto Jesus, como os apóstolos viveram nesse contexto das olimpíadas antigas e principalmente o apóstolo Paulo soube tirar um bom proveito dessa competição traçando um perfeito paralelo entre ela e a vida do discípulo de Jesus, por exemplo, ele faz isso em Atos 20.24 ao comparar a corrida olímpica com sua corrida para completar o ministério.

Em 2 Timóteo 2.5 e I Coríntios 9.25 Paulo fala da necessidade de regras que ajudarão o atleta a alcançar a vitória, deixando transparecer com isso que nós também precisamos delas para vencer em nossa olimpíada de servos de Deus, o mesmo valendo para os aspectos disciplinares.
Ainda em I Coríntios 9.25, 27 ele esclarece que nosso prêmio é imperecível, diferente da coroa de folhas que os atletas recebiam naquela época. Pedro solidifica a ideia de um prêmio eterno em I Pedro 5.4.

Já em Filipenses 3.13,14 Paulo menciona a necessidade de continuar avançando até alcançar o prêmio celestial. Esses prêmios são chamados respectivamente de Cora da Vida por Tiago na sua carta em Tiago 1.12, Coroa da Justiça por Paulo em 2 Timóteo 4.8 e Coroa da Glória por Pedro em I Pedro 5.4.
Em Hebreus 12:1, o autor que provavelmente foi Paulo declara a importância da perseverança durante nossa corrida e nos versículos seguintes 2 e 3 ele fala da necessidade de termos o olhar fixado em Jesus.

2. APLICANDO OS DONS ESPIRITUAIS (5 minutos)

Vamos manter aqui o DOM DA FÉ (1 Coríntios 12.9), que você já conhece como uma habilidade concedida por Deus para agir com confiança e convicção, pois nós precisamos dessas duas coisas para nos manter firmes em nossa olimpíada cristã. Lembre-se do versículo que introduziu nosso estudo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, GUARDEI A FÉ. I TM 4.7. Veja que interessante,  haverá um momento em que a fé já não será mais necessária, ela será guardada, mas, por enquanto, ela é necessária e essencial.


3. REFLEXÃO EM GRUPO (10 minutos)

Que outros paralelos você vê entre as Olimpíadas esportivas e a Olimpíada do Cristão?


4. INDICADORES DE DISCIPULADO (5 minutos)

Líder, revise com os participantes da célula os 6 indicadores de discipulado:

1)    A sós com o Mestre;
2)    Viva na Palavra;
3)    Ore com fé;
4)    Comunhão com a igreja;
5)    Testemunhe para o mundo;
6)    Ministre aos outros.

Bispos  Antonio & Tally

Versão para download e impressão

Voltar

© Copyright - Todos os direitos reservados.

Corpo Vivo

Comunidade