Menu


CCV - A essência está no nome - Parte 3

08 DEZ 2015
08 de Dezembro de 2015

 1. EXPOSIÇÃO (20 minutos)

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. ” Romanos 12:12.

Estamos estudando a essência da CCV – Comunidade Corpo Vivo, a partir do seu próprio nome! Já tratamos do termo “comunidade” como expressão da nossa associação e do nosso propósito de compartilhar o que somos e o que temos com outros, além de adotarmos o mesmo modo de vida: Jesus no centro de nossa existência! Chamamos isto de estilo de vida cristocentrico.

Ao abordar o termo “CORPO”, destacamos que a igreja em 1 Coríntios 12.27 é chamada de Corpo de Cristo que também é a sua cabeça de acordo com Efésios 1:22,23 e 5.23. Lembramos que nos referimos a esse significado ao adotarmos esse termo em nosso nome. Destacamos ainda, que precisamos uns dos outros para sermos efetivamente o Corpo de Cristo! “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. ” Romanos 12:5

Um aspecto importante que decorre do fato de sermos “Corpo de Cristo” é a nossa unidade ou unicidade em meio a diversidade! Somos diversos no sentido da quantidade, e também porque somos diferentes uns dos outros em termos de características individuais que nos definem, talentos, dons espirituais, etc.: “De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. ” 1 Coríntios 12:18. No entanto, ao mesmo tempo SOMOS UM! A primeira parte do versículo 5 de Romanos 12 afirma: “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo...”

Romanos 12:12 também arremata:

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. ”

Outra coisa fundamental, que decorre do fato de sermos um só corpo é a mutualidade. Não há partes isoladas no Corpo de Cristo, o que diz respeito a um membro tem a ver com todo o corpo, por isso, precisamos tanto cuidar uns dos outros.

“Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. ”  I Coríntios 12.26.

 2. APLICANDO OS DONS ESPIRITUAIS (5 minutos)

Em Romanos 12:7a nós lemos: Se o seu dom é servir, sirva...” Aqui encontramos a descrição do DOM DE SERVIR, cuja palavra grega diakonian nos dá a palavra "diácono" em português e significa um serviço de qualquer espécie. Este dom aplica-se a toda ajuda concreta que um discípulo de Cristo presta ao seu Corpo, a igreja, e às pessoas também fora da igreja e que estão passando por todo tipo de necessidade.

3. PERGUNTAS PARA REFLEXÃO EM GRUPO (10 minutos)

Que situações podem atrapalhar a unidade do Corpo de Cristo?

Você é capaz de citar ao menos um contexto concreto onde o Dom de Servir pode ser fundamental hoje?

 

4. INDICADORES DE DISCIPULADO (5 minutos)

Lembre e revise com os participantes da célula os 6 indicadores de discipulado abaixo no seu dia-a-dia.

Voltar

© Copyright - Todos os direitos reservados.

Corpo Vivo

Comunidade