Menu


CCV - A essência está no nome - Parte 2

01 DEZ 2015
01 de Dezembro de 2015

1. EXPOSIÇÃO (20 minutos)

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. ” 

1 Coríntios 12:27

No estudo anterior vimos que a essência da CCV – Comunidade Corpo Vivo, está no próprio nome! Começamos pelo termo “comunidade” utilizado para denominar uma forma de associação muito íntima, um grupo altamente integrado e, ainda, para referir-se à qualidade daquilo que é comum...ou de pessoas vinculadas por interesses comuns. ”

Dessa forma, quando adotamos o termo “comunidade” em nosso nome é porque nos associamos e decidimos compartilhar nossas vidas, experiências, lutas, provas, conquistas e dificuldades, tendo o estilo de vida centrado em Jesus como interesse em comum. Vimos também, que a igreja que se formou após a ressurreição de Cristo vivia como uma comunidade: E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. “ Atos 2.44!

Pensemos agora no termo “CORPO”. A igreja é chamada na Bíblia de Noiva de Cristo, Universal Assembleia, Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa, Povo Adquirido, Cooperadora de Deus, Lavoura de Deus, Edifício de Deus e Corpo de Cristo. É a este corpo que nos referimos quando o adotamos em nosso nome.

Nosso texto chave de 1 Coríntios 12:27 deixa claro que a igreja tomada no seu sentido coletivo é o Corpo de Cristo. A palavra corpo aqui significa um organismo espiritual vivo que representa na terra o próprio Cristo, uma vez que este ausentou-se fisicamente ao subir ao céu após sua ressurreição.A vida, a autoridade, o poder e a salvação desse corpo provém do seu cabeça: Cristo!

“E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. ”
Efésios 1:22,23

“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. ”
Efésios 5:23

Do ponto de vista individual nós somos membros desse corpo. Isso significa que ninguém sozinho é capaz de formá-lo, precisamos uns dos outros para sermos efetivamente o Corpo de Cristo, a igreja. Somos um corpo por causa dos outros membros, não nos bastamos a nós mesmos, isso nos leva de volta ao sentido de Comunidade!

“Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. ” Romanos 12:5

 2. APLICANDO OS DONS ESPIRITUAIS (5 minutos)

O DOM DE ENCORAJAMENTO (Também pode ser chamado de Dom de Animar, Dom de Consolar, Dom de Exortar) descrito em Romanos 12.8 é a capacidade divina de usar com paciência e otimismo palavras restauradoras para fortalecer, consolar ou estimular os membros mais fracos do Corpo de Cristo. Aqueles membros do Corpo que tem esse dom podem preferir trabalhar com as pessoas de forma individual ou em pequenos grupos.

3. PERGUNTAS PARA REFLEXÃO EM GRUPO (10 minutos)

Você poderia citar uma experiência em que você foi encorajado ou encorajou alguém do Corpo de Cristo? Qual foi o resultado desse encorajamento?


Por que o Apóstolo Paulo afirma em Romanos 12.5 que nós somos membros uns dos outros?

 

4. INDICADORES DE DISCIPULADO (5 minutos)

Lembre e revise com os participantes da célula os 6 indicadores de discipulado abaixo no seu dia-a-dia.

Voltar

© Copyright - Todos os direitos reservados.

Corpo Vivo

Comunidade