Menu


CCV - Comunidade Corpo Vivo

Acolhendo as famílias

Nós temos as primícias - Parte 2

07 MAR 2016
07 de Março de 2016
1. EXPOSIÇÃO (20 minutos)
 
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8: 18, 22 e 23.

No estudo anterior vimos basicamente duas coisas importantes. A primeira é que ao afirmar que nós temos “as primícias do Espírito” Paulo sabia que no Velho Testamento a palavra primícias descrevia os primeiros frutos do campo ou dos rebanhos, que eram oferecidos em gratidão a Deus no começo da colheita. A festa das Primícias apontava para a outorga do Espírito Santo à igreja no futuro, ocorrendo a concretização em Atos 2.1. 

A segunda coisa é que, ao estabelecer essa relação, ele quer dizer que agora é o próprio Espírito Santo que se tornou o início das coisas ainda melhores e maiores que hão de vir, quando nosso corpo será glorificado na volta de Jesus à terra!

São o penhor e o selo do espírito que nos garantem a conclusão de sua obra no futuro!

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Efésios 1:13,14

Selo e o verbo Selar, no contexto bíblico significa CONSIGNAR, GUARDAR, POCE, PRIVACIDADE, SEGURANÇA, AUTORIDADE e AUTENTICIDADE, são essas coisas que o Espírito faz em nós e por nós agora, para nos conduzir até o futuro e nos garantir o término de sua maravilhosa obra!

Sobre o Penhor Paulo ainda escreve: “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração” (1Co 1.21-22).
 
Penhor é um ato jurídico e significa: PRIMEIRO PAGAMENTO, DEPÓSITO, SINAL, GARANTIA, ele é da mesma essência da herança. 

O próprio Deus nos dá uma garantia divina de que um dia haveremos de usufruir com plenitude da vida eterna e, então, para isso, nos dá gratuitamente o Seu Espírito, nos comunicando que já temos a certeza do pagamento futuro, pois uma vez que Deus não pode se dividir, então é crível que também o Espírito Santo da promessa fará cumprir tudo o que decretara.

2. APLICANDO OS DONS ESPIRITUAIS (5 minutos)

Quando falamos de Primícias do Espírito o Dom da Fé também é essencial (1Co 12.9, 13.2; Hb 11.1; Rm 18.21). 

Como já vimos, esse dom constitui-se numa habilidade concedida por Deus para agir com confiança e fé, convicto da capacidade de Deus para cumprir todas as suas promessas do presente e do futuro!

3. REFLEXÃO EM GRUPO (10 minutos)

· Baseado no que você acabou de ouvir, porque precisamos do Selo e do Penhor do Espírito?
· De que forma o Selo e o Penhor do Espírito revelam a fidelidade de Deus?


4. INDICADORES DE DISCIPULADO (5 minutos)

Lembre e revise os 6 indicadores de discipulado: A sós com o Mestre Jesus; Viva na Palavra; Ore com Fé; Comunhão com a igreja; Testemunhe para o mundo; Ministre aos outros.
Voltar

© Copyright - Todos os direitos reservados.

Corpo Vivo

Comunidade